Circuito Detector de Vazamento de GLP baseado em microcontrolador e funcionamento

Hoje em dia, a segurança é o maior problema em muitos campos devido a roubos, incêndios e explosões devido ao vazamento de gás GLP. Atualmente, o gás GLP pode ser usado no carro, no tanque de armazenamento ou na estação de serviço. Mas, devido a algumas razões, o gás GLP pode vazar dos cilindros de gás, isso pode causar o estouro do cilindro, danificar a casa e risco de vida para os moradores da casa. A inflamação do fogo pode ocorrer devido a muitos motivos, como um elétrico curto circuito , lâmpadas de óleo ou velas mantidas dentro de casa. Às vezes, os acidentes de incêndio são muito pequenos, mas se as medidas adequadas não forem tomadas para controlar o incêndio, ele pode se espalhar pela casa inteira. Para superar esse problema, um sensor de gás GLP é usado para detectar a presença de um perigoso vazamento de gás GLP em vários locais.

Detector de gás GLP para casa

O que é um sensor de gás GLP?

Um sensor de gás GLP é um tipo de dispositivo usado para detectar a presença de um vazamento de gás GLP perigoso em estações de serviço, carros, tanques de armazenamento e residências. Este sensor está conectado a um circuito de alarme para alertar os operadores por meio de um sinal sonoro na área onde está ocorrendo o vazamento de gás. O sensor de gás GLP também é usado para detectar fumaça de cigarro, gases tóxicos, combustíveis, propano, isobutano e GNL.

MQ3 Sensor de Gás

Circuito detector de vazamento de LPG baseado em microcontrolador Arduino

Um gás GLP é um combustível versátil usado em residências, mas o vazamento de gás GLP pode levar a um desastre. Para estar ciente do vazamento de gás GLP e evitar qualquer acidente, existem diversos produtos para perceber o vazamento. Aqui, projetamos um circuito detector de GLP baseado em microcontrolador Arduino. Sempre que ocorre vazamento de gás GLP, este sistema avisa e dá um alerta através da campainha que está ligada ao circuito. Todo o sistema é fácil de projetar para quem tem algum conhecimento básico de eletrônica e programação,

Circuito sensor de gás GLP usando microcontrolador Arduino

O sistema proposto usa um sensor de gás GLP para detectar o gás GLP quando ocorre vazamento de gás GLP. Usamos um módulo sensor de gás GLP para detectar o gás GLP. Quando ocorre vazamento de gás GLP, ele dá um pulso ALTO em seu pino D0 e o Arduino sempre lê seu pino DO. Quando a placa Arduino obtém um pulso ALTO de um sensor de gás, ela exibe uma mensagem no visor LCD e ativa campainha para gerar som de bipe . Quando um sensor de gás GLP dá um pulso BAIXO para a placa Arduino, o display mostra a mensagem “sem vazamento de gás”.

O necessário componentes eletrônicos básicos para projetar um circuito detector de vazamento de LPG baseado em microcontrolador, incluem principalmente Arduino Pro Mini, módulo sensor de gás LPG, campainha, transistor BC 547, LCD 16 × 2, resistor 1K, placa de pão, bateria de 9 volts e fios de conexão.

Módulo Sensor de GLP

O módulo abaixo é composto por um sensor MQ3 que é usado para detectar gás GLP. Este módulo contém um sensor MQ3 que realmente detecta gás GLP, um comparador LM393 para comparar a tensão de saída do sensor MQ3 com uma tensão de referência. Fornece um o / p ALTO quando o gás GLP é detectado. Um potenciômetro é usado para controlar a sensibilidade do gás. Este módulo sensor é muito fácil de fazer interface com microcontroladores e outros. Também podemos fazer isso usando MQ3 e LM393 ou LM358

Módulo Sensor de Gás

Módulo Sensor de Gás GLP

Conforme mostrado no diagrama de circuito acima, é composto por um módulo sensor de gás LPG, uma placa Arduino, tela de LCD e campainha. O microcontrolador Arduino controla todo o processo deste sistema como a leitura do o / p de um módulo sensor de Gás GLP, envio de mensagem para display e acionamento de buzzer.

O pino DO de um sensor de gás GLP é conectado diretamente ao A4 (pino 18) da placa Arduino. Os terminais VCC e GND são conectados aos terminais VCC e GND da placa Arduino. Os módulos de sensor de gás GLP incluem um sensor MQ3 que detecta o gás GLP. O sensor MQ3 é composto por um aquecedor que precisa de um aquecimento de alimentação e leva no mínimo 15 minutos para detectar o gás GLP. Um comparador é usado para converter o / p analógico em digital do MQ3. Um display LCD é conectado à placa Arduino no modo de 4 bits, os pinos de controle RW, RS e En são conectados aos terminais pino 2, pino 3 e GND da placa Arduino. E os pinos de dados de D0 a D7 são conectados a 4,5,6,7 pinos na placa Arduino. Uma campainha é conectada ao pino 13 da placa Arduino por meio de um transistor BC547 com um resistor de 1K em seu terminal base.

As aplicações do detector de vazamento de GLP, principalmente aplicáveis ​​em detector de vazamento de gás doméstico, combustível industrial detector de gás , casas, detectores portáteis de gás, armazenamento de GLP, fábricas, hotéis e carros a gás.

Portanto, trata-se de um detector de vazamento de gás GLP baseado em microcontrolador. Acreditamos que você tenha um melhor entendimento desse conceito. Além disso, quaisquer dúvidas sobre este conceito ou projetos eletrônicos , por favor, compartilhe suas sugestões valiosas comentando na seção de comentários abaixo. Aqui fica uma pergunta para você, qual a principal função do sensor de gás GLP?

Créditos fotográficos: