Circuito Indicador de Bateria Fraca IC 741

O circuito proposto foi solicitado por um dos leitores ávidos do meu blog. É um circuito indicador de aviso de bateria fraca usando opamp IC 741 e pode ser usado para monitorar um determinado limite de tensão de bateria baixa.

Operação de Circuito

O circuito pode ser entendido com os seguintes pontos:

1) Toda a configuração é conectada ao redor do IC 741 e se torna o coração do circuito.
2) Basicamente, ele é configurado como um comparador com uma de suas entradas presa a um nível de referência fixo enquanto a outra entrada é usada como terminal de detecção.
3) Aqui, como pode ser visto no diagrama, a entrada não inversora é fornecida com uma tensão de referência fixa através de uma rede zener de resistor.
4) Esta entrada é fixada em cerca de 5 volts.
5) O outro pino de entrada inversora nº 2 é conectado por meio de uma predefinição para detectar a tensão de alimentação de entrada da fonte.
6) O preset é ajustado de forma que o nível de tensão nesta entrada se torne menor do que a tensão de referência fixa no outro pino do IC assim que a tensão da fonte se torne menor do que o nível de limite desejado.
7) Quando isso acontece, a saída do IC torna-se imediatamente alta, iluminando o LED conectado.
8) O LED aceso fornece imediatamente a indicação de uma situação de baixa tensão para que as ações necessárias possam ser iniciadas.
9) Opcionalmente, a saída pode ser substituída por uma campainha piezoelétrica em vez do LED para obter uma resposta audível da situação acima, eliminando a dor de cabeça de monitorar a condição do LED de vez em quando.

O circuito acima pode ser modificado adicionando um estágio de relé para controlar um estágio particular que pode ser relevante para o corte de bateria fraca das ações.

Diagrama do circuito indicador de bateria fraca com controle de relé

Como configurar este circuito indicador de bateria fraca

O circuito indicador de bateria fraca acima pode ser ainda melhorado da seguinte maneira para controlar os limiares de carga inferior e superior:

Inicialmente, mantenha o link predefinido de 100K desconectado.

Aplique uma fonte de 14,4 V do lado da 'bateria' e ajuste a predefinição de 10K de forma que o relé superior apenas seja ativado, confirme o acionamento movendo a predefinição para frente e para trás.

Cole-o depois de fixado.

O LED responderá ligando para a fixação deste preset.

Agora reconecte o link de feedback predefinido de 100K e reduza a alimentação de entrada para cerca de 11,2V.

Em seguida, ajuste a predefinição de 100K de forma que o relé seja desativado.

Confirme invertendo a predefinição como acima. Ignore o relé inferior, pois ele ligará assim que a alimentação de entrada for ligada, então sua operação é óbvia.

É isso, o circuito de advertência de bateria fraca está configurado agora e responderá com precisão às configurações acima ou a qualquer configuração diferente que possa ser preferida e implementada pelo usuário específico.

Circuito Indicador de Bateria Fraca com Corte do Relé

O circuito a seguir mostra como o indicador de bateria fraca acima pode ser aprimorado com relés para alcançar uma carga baixa automática e corte de carga total para a bateria conectada, e também um corte para a carga durante uma situação de bateria fraca.

O relé superior torna-se responsável por cortar a bateria durante a sobrecarga e baixo nível de descarga, enquanto o relé inferior corta a carga assim que a bateria atinge a zona de baixa descarga insegura e assim que o relé superior volta ao modo de carga

Diagrama de Circuito Indicador de Bateria Fraca com desconexão de carga

O zener 4,7 V no emissor do transistor não é essencial. Substitua por um link direto

Anterior: Como fazer a luz traseira de perseguição de LED, circuito de luz de freio Próximo: Como construir um circuito sensor de chuva