Diagrama de circuito do gerador de som IC UM3561 e seu funcionamento

O circuito integrado UM3561 é um excelente ROM (memória somente leitura) IC. A principal função deste chip é produzir diferentes tons de sirene, como som de sirene de ambulância, polícia, metralhadora e bombeiros. Este IC consiste em um oscilador bem como pinos de seleção de tom, e é um IC de baixo custo projetado principalmente para aplicações de brinquedos. O projeto deste circuito pode ser feito com alguns componentes eletrônicos e elétricos básicos . Por exemplo, um gerador de sirene simples pode ser construído com um resistor externo, bem como um transistor de driver de alto-falante. Este artigo discute uma visão geral do gerador de som IC UM3561.

O que é um IC UM3561?

O IC UM3561 compreende um oscilador, bem como circuitos seletores. Um módulo de som compacto pode ser construído com apenas alguns componentes adicionais. O UM3561 contém uma máscara ROM programada para simular o som da sirene. Existe um gerador de tons dentro do UM3561, que é capaz de gerar diferentes tons usando o relógio do oscilador e de acordo com os dados fornecidos pela ROM. Cada dado armazenado no ROM corresponde a cada tom e pode ser selecionado usando o endereço da localização dos dados. A tensão operacional típica do UM3561 é 3 V e a corrente operacional Idd é 150μA. A corrente de saída do UM3561 é 3mA.

Configuração do pino IC UM3561

O IC Configuração do pino UM3561 inclui os seguintes pinos.

Configuração do pino UM3561 IC

• Pin-1 (SEL2): Seleção do efeito de som
  • Pin-2 (Vss): Fonte de alimentação negativa (-ve)
  • Pin-3 (saída): saída de tom contínuo
  • Pino 4 (NC): Pino de teste interno: Para operação regular, deixe aberto
  • Pin-5 (Vdd): Fonte de alimentação positiva (+ ve)
  • Pin-6 (SEL1): Seleção do efeito de som pin-1
  • Pino-7 (OSC1): Terminal-1 do oscilador externo
  • Pino-8 (OSC2): Terminal-2 do oscilador externo

Diagrama de Bloco de IC UM3561

O diagrama de blocos de IC UM3561 é mostrado abaixo. Este IC inclui um circuito oscilador e a frequência de oscilações pode ser controlada com o resistor que está conectado externamente ao primeiro oscilador ou pino 7, bem como ao scilaltor 2 ou pino 8. Assim, as oscilações que são produzidas serão movidas para um circuito de controle. Este circuito pode ser trabalhado dependendo da seleção de tom através do pino 6 e pino 1.

Diagrama de Bloco UM3561

O circuito de controle fornece o sinal para um contador de endereços e para a ROM. Assim, os pulsos de tom gerados serão acessíveis a partir do pino 3 o / p. Já que o som é fraco um amplificador é necessário para obter um som alto. Portanto, o som pode ser amplificado por um único Transistor NPN .

Um gerador de som de quatro sirenes baseado em IC UM3561

O IC UM3561 pode ser usado para construir circuitos como sirene de polícia, sirene de bombeiros, sirene de ambulância e som de metralhadora. O circuito do gerador de som de 4 sirenes com UM3561 IC é mostrado abaixo. É um baixo consumo de energia Circuito integrado CMOS .

Os 4 sons de sirene diferentes podem ser gerados pressionando os três comuta como S1, S2 e S3. Este circuito pode ser empregado para qualquer tipo de necessidade de geração de som. Por exemplo, os sons gerados podem ser usados ​​como circuito de alarme, gerador de tom e circuito de sirene, etc.

Diagrama de Circuito UM3561

O projeto deste circuito pode ser feito com componentes eletrônicos com uma bateria de 3 V e é perfeito para inúmeras aplicações de baixa tensão.

O UM3561 pode conduzir um piezo sem usar nenhum estágio de amplificação. Neste circuito, um único amplificador de transistor é usado para acionar um alto-falante de 8 ohms. Além disso, para mais amplificação de som, o amplificador LM386 pode ser utilizado neste circuito.

Características do IC UM3561

O principal características do IC UM3561 inclui o seguinte.

• 4 sons podem ser escolhidos
  • Ligar RST (reiniciar)
  • A tensão de operação é 3V
  • Baixo custo
  • CMOS LSI de baixa potência usado em aplicações de alarme e brinquedos.

Especificações de IC UM3561

O especificações de IC UM3561 inclui o seguinte.

• A tensão de alimentação DC é de 3,0 V a + 5,0 V
  • A tensão de entrada ou saída (Vss) é de 3,0 V a + 3,0 V VDD
  • A temperatura ambiente de operação é de -10 ° C a 60 ° C
  • A temperatura de armazenamento é de -55 ° C a 125 ° C
  • Vdd (tensão de operação): Min-2,4V, Max-3,6V e típico-3V
  • Idd (Corrente operacional): 150µA

Portanto, isso é tudo sobre IC UM3561 gerador de som , é um gerador de sirene usado para gerar um som de sirene nas aplicações de brinquedos. Com base na seleção, este IC pode gerar quatro tipos diferentes de sons de sirene, como som de arma, sirene de ambulância, sirene da polícia e sirene de bombeiros. No artigo acima, discutimos como podemos projetar esses quatro circuitos para gerar sirenes diferentes, selecionando no IC.