O que é um Starter de 3 pontos? Princípio de construção e funcionamento

A principal tarefa de um motor começa é tanto dar a partida quanto parar o motor ao qual está aliada. As partidas são chaves eletromecânicas especialmente projetadas, como relés que são usados ​​para fornecer uma proteção de sobrecarga para o motor. A partida fornece a alimentação para o motor manual ou automaticamente, bem como protege o motor de falhas ou sobrecarga. Com base no tipo de motor, as partidas de motor estão disponíveis em diferentes tamanhos com diferentes classificações no mercado. Este artigo discute 3 pontos de partida que é usado em aplicações comerciais e industriais.

O que é um Starter de três pontos?

Uma partida de três pontos é um dispositivo elétrico usado para dar partida e manter a velocidade do motor de derivação CC. A conexão da resistência neste circuito é em série, o que diminui a alta corrente inicial e protege o equipamento contra falhas elétricas. Aqui, a ocorrência de e.m.f traseiro desempenha um papel essencial no funcionamento do motor. Esta fem se estende quando a armadura do motor começa a girar no campo magnético, tanto fazendo a ação como se opondo ao fornecimento de tensão.

Dispositivo inicial de 3 pontos

Construção de 3 pontos de partida

O motor DC A partida de 3 pontos com base inclui principalmente três terminais, a saber L, A e F. Aqui, L (terminal de linha) é conectado à alimentação positiva, A (terminal de armadura) é conectado aos enrolamentos de um terminal de armadura e F (terminal de campo ) está conectado ao enrolamento do terminal de campo.

A construção de uma partida de 3 pontos inclui uma resistência 'R' para controlar a corrente inicial. O identificador 'H'- no circuito é mantido na condição OFF com uma mola' S '. A alça H pode ser operada manualmente para operação do motor. No início da posição do motor, o enrolamento do campo do motor obtém a tensão de alimentação total e a corrente da armadura é restrita ao valor seguro particular pela resistência R.

Trabalhando com um Starter de Três Pontos

A manopla da partida de 3 pontos pode ser movida de um pino para outro pino (posições de contato), e isso aumenta a velocidade do motor até chegar à posição RUN. Existem três pontos principais são considerados nesta posição, que inclui o seguinte.

Diagrama do circuito inicial de 3 pontos

• O motor DC shunt obtém velocidade total
  • O fornecimento de tensão no circuito é direto em ambos os enrolamentos do motor.
  • A resistência R é totalmente cortada.

A alça H no circuito é mantida na condição RUN com um eletroímã reforçado por um NVC (bobina de desarme sem volt). Esta bobina NVC pode ser acoplada em série com o enrolamento de campo do motor. No incidente desligado ou abaixo de um valor fixo, o NVC será energizado. Pelo ato da mola S, a alça-H é liberada e também puxada de volta para a condição OFF.

A princípio, quando uma fonte CC é LIGADA pelo manípulo H na posição DESLIGADA, então o manípulo irá mover CLK na direção inteligente para o pino 1. O enrolamento do campo de derivação está diretamente associado à alimentação de tensão, já que a resistência total, no início, é incluída em série com o circuito da armadura.

Se o suprimento de tensão for interrompido inesperadamente, a bobina de descarga no-volt é desmagnetizada e a alça em H volta para o local DESLIGADO na tração da mola. Se a bobina no-volt não for utilizada, haverá uma falha de alimentação. A alça H ficaria no último pino. Se a alimentação de tensão for retornada, o motor CC será aliado abertamente através da alimentação, resultando em uma corrente de armadura extrema.

Se o motor DC estiver sobrecarregado, ele extrairá corrente extrema da fonte de corrente, então amplifica o ampere gira para fora da bobina de liberação excessiva, bem como puxa a armadura, portanto, a bobina sem volt será curto-circuito . Esta bobina é desmagnetizada, assim como a alça H é puxada perto do local OFF pela mola S. Daí o motor elétrico é automaticamente separado do suprimento atual

Desvantagens de uma partida de três pontos

• A principal desvantagem da partida de 3 pontos é que ela sofre uma grande desvantagem dos motores devido a uma enorme diferença de velocidade com uma modificação do reostato de campo.
  • Para amplificar a velocidade do motor, a resistência de campo deve ser amplificada. Portanto, o fluxo de corrente em todo o campo de derivação é reduzido.
  • Sempre que adicionar alta resistência para obter uma alta velocidade, tornará a corrente de campo muito baixa.
  • Quando o NVC (bobina de desarme sem volt) é associado em série por campo de derivação, então a corrente minuto diminuirá a potência do eletroímã.
  • Este ímã pode liberar o braço da alça H através da operação normal do motor, bem como destacá-lo a fonte de energia .
  • Portanto, o 4 pontos de partida pode ser usado, onde nenhuma bobina de desarme volt é aliada no campo paralelo.

Isso tudo tem a ver com 3 pontos inicial e está funcionando . É usado para restringir altas correntes iniciais e proteger contra nenhuma tensão, sobretensão e subtensão. A principal desvantagem desta partida de 3 pontos é uma grande diferença de velocidade. Aqui está uma pergunta para você, qual é o princípio de funcionamento de uma partida de 3 pontos ?