Circuito Fader LED - Gerador de efeitos LED de ascensão lenta, queda lenta

O artigo a seguir explica um circuito simples que pode ser usado para alternar entre LEDs com brilho gradual e efeitos de desbotamento.

Operação de Circuito

O circuito pode ser usado efetivamente para gerar efeitos assustadores em ídolos, por exemplo, pode ser usado para iluminar os olhos de uma lanterna de abóbora durante as celebrações do haloween.

O circuito é extremamente simples e requer apenas alguns amplificadores operacionais e alguns outros componentes passivos para implementar o iluminando e desbotando ações nos LEDs.

Os opamps podem ser um par de IC 741 ou um único IC com opamp duplo, como IC 1458, 4558 ou um TL072.

O OPA A1 é usado para gerar uma tensão de subida e descida gradual, que varia de 3 a 6 volts.

O OPAMP A2 é simplesmente configurado como um comparador para fornecer uma voltagem que varia alternadamente entre 2 e 7 volts para carregar e descarregar C1 e C2 através de uma entrada de corrente constante.

Assim, as operações acima tornam-se responsáveis ​​por gerar um sinal linear de pico a pico em rampa no pino # 1 de A1.

Este sinal é amplificado com um par de transistores ligados como seguidores de emissor ao pino # 2 de A1. Aqui, os LEDs se tornam as cargas emissoras dos transistores.

R4, junto com C1 e C2, determina a frequência de aumento e queda dos LEDs conectados.
R4 pode ser substituído por um potenciômetro de 100K para tornar a taxa de desvanecimento ajustável manualmente.

O circuito deve ser operado a partir de um Fonte de alimentação 12 V DC para suportar dois LEDs em cada canal.

Para acomodar mais LeDs, o coletor de T1 e a extremidade superior de R7 devem ser conectados a uma fonte de alta tensão separada pode ser a uma fonte de 30 V que permitiria a conexão de 6 LEDs em cada canal.

Lista de peças para circuito alternativo de LED com brilho e desbotamento

• R1, R2, R3 = 56K,
  • R4, R5 = 120K,
  • R6, R7 = 150 OHMS