Diferença entre ESP32 e ESP8266

Muitos estudantes que não estão familiarizados com eletrônica lutam frequentemente para distinguir entre ESP32 e ESP8266 pois possuem muitas dúvidas sobre qual placa microcontroladora pode ser utilizada em sua aplicação. Então esses dois microcontroladores têm suas especificações, prós, contras e aplicações, portanto pode não ser fácil escolher qual placa é a correta. Os microcontroladores ESP32 e ESP8266 são SOCs muito baratos e baseados em WiFi, adequados perfeitamente para Projetos faça você mesmo na IoT. Esses microcontroladores funcionam com 3,3V e estão disponíveis com GPIOs para suportar diversos protocolos como 2C , SPI, UART , DAC, PWM e ADC. Neste artigo, compararemos os dois microcontroladores, a saber; ESP32 e ESP8266.

Diferença entre ESP32 e ESP8266

As principais diferenças entre ESP32 e ESP8266 são discutidas abaixo.

O que é ESP32?

O ESP32 é um microcontrolador SoC de baixo custo e baixo consumo de energia construído com Bluetooth e recursos Wi-Fi. Esta é uma versão avançada do ESP8266 que foi projetado pela Espressif Systems. Este é um processador versátil e pode ser encontrado tanto em variações de núcleo duplo quanto em núcleos únicos que oferecem diferentes habilidades dependendo de suas necessidades. Esta placa possui um coprocessador dual-core e de baixíssimo consumo de energia que foi desenvolvido principalmente por falta de segurança.

Microcontrolador ESP32

O que é ESP8266?

O ESP8266 é um microchip de baixo custo habilitado para Wi-Fi, incluindo TCP/IP pilha que foi desenvolvida pela Espressif Systems. Este é um sistema independente ou completo em um circuito de chip que dá direito de entrada a qualquer microcontrolador com sua conexão Wifi. A principal função desta placa é hospedar qualquer tipo de aplicação (ou) descarregar as funções de todas as redes Wi-Fi. Esta placa é muito forte e funciona constantemente em ambientes industriais muito adversos.

Módulo Wi-Fi ESP8266
ESP8266

ESP32 versus ESP8266

O ESP32 vs ESP8266 são discutidos abaixo.

ESP32

ESP8266

ESP32 é uma versão atualizada do ESP8266 e possui 34 pinos GPIO. A placa ESP8266 é um SoC Wi-fi com 16 pinos GPIO.
É uma unidade microcontroladora (MCU) e é um dispositivo autônomo completo, É um SoC (system-on-chip) que necessita de um microcontrolador externo para funcionar.
Possui um processador Quad-core Cortex-72. Possui uma CPU de núcleo único.
Sua frequência CLK é 160 ou 240 MHz. Sua frequência CLK é de 80 MHz.
Seu consumo de energia é de 10ua. Seu consumo de energia é de 20ua.
As placas ESP32 custam cerca de 6$ a 12$. Essas pranchas custam em torno de 4$ a 6$.
Possui 512 bytes de SRAM. Possui 160 bytes de SRAM.
Possui ADC de 12 bits. Possui um ADC de 10 bits.
Possui SPI-4/I2C-2/ I2S-2/UART-2. Possui SPI-2/I2C-1/ I2S-2/UART-2.
Este módulo possui um sensor de toque e um sensor de temperatura. Não possui esses sensores.
Sua RAM é de 2 GB, 4 GB ou (ou) 8 GB. Sua RAM é de 64 KB.
Possui uma porta Wi-Fi e Ethernet integrada. Possui apenas um Wi-Fi embutido.
A conectividade Bluetooth está presente neste módulo. A conectividade Bluetooth não está presente neste módulo.
Possui interface de câmera. Não possui nenhuma interface de câmera dedicada.
É mais seguro. É menos seguro.
Ele suporta simplesmente criptografia SSL/TLS, algoritmos de criptografia SHA-2, AES e um verdadeiro gerador de números aleatórios. Ele suporta apenas criptografia SSL/TLS.
A placa ESP32 inclui uma interface USB que auxilia na conexão de diversos periféricos como; teclados, dispositivos de armazenamento e mouses. Esta placa não possui interface USB, portanto não pode ser usada para conectar diferentes periféricos.
Esta placa possui um motor criptográfico que auxilia na realização de operações criptográficas. A placa ESP8266 não contém nenhum mecanismo de criptografia.
Esta placa inclui um controlador de barramento CAN integrado. Esta placa não contém nenhum controlador de barramento CAN integrado.

A partir das informações acima, podemos concluir que o módulo ESP32 possui recursos especiais como segurança confiável e de alta tecnologia. O módulo ESP32 possui placa, periféricos e firmware confiáveis. O poder de processamento deste módulo criará conexões seguras de camada de soquete e grandes requisitos no campo IoT.

PCB Way

Ambos os módulos ESP32 e ESP8266 possuem mais GPIO para trabalhar com projetos mais utilizáveis ​​​​e complicados. Essas placas de desenvolvimento estão disponíveis com uma câmera pequena, por isso são conhecidas como placas muito capazes. Esta placa de desenvolvimento possui potência que permite melhor segurança e maior RAM, principalmente para diferentes projetos, mas não pode ser executada no ESP8266.

Assim, esta é uma visão geral da principal diferença entre ESP32 e ESP8266. Esses chips MCU pertencem a processadores de 32 bits, muito econômicos e adequados para Projetos de IoT . Então o A placa ESP32 é um processador CPU dual-core com frequência operacional de 160 MHz a 240 MHz, enquanto a placa ESP8266 é um processador single-core com frequência operacional de 80 MHz. Esses dois módulos estão disponíveis com pinos GPIO e suportam diferentes protocolos como; IPS , UART e I2C. Esses módulos passam por uma rede sem fio para diferenciá-los de outros tipos de microcontroladores como o Arduino para que você possa controlar e monitorar seu equipamento remotamente através da tecnologia WiFi/Bluetooth a um preço extremamente baixo. Aqui fica uma pergunta para você, o que é ESP32 CAM?