Circuito de lâmpada de emergência protegido contra sobrecarga da bateria

A seguinte luz de emergência LED com circuito de recurso de proteção de sobrecarga de bateria foi projetada por mim em resposta à solicitação enviada pelo PP.

Principais características

O artigo descreve um circuito de luz de emergência LED com recursos avançados, como,

1. sobrecarga da bateria cortada,
  2. auto-desabilitar hora do dia,
  3. e não é preciso dizer que o circuito LIGA os LEDs automaticamente quando a rede CA falha e volta ao modo de carregamento quando a energia é restaurada.
  4. A vantagem desse circuito é que ele incorpora componentes comuns e baratos que podem ser facilmente adquiridos no mercado local.

Operação de Circuito

Vamos tentar entender o funcionamento do circuito com a ajuda dos seguintes pontos:

IC1, que é o nosso próprio IC555, foi definido como um comparador. Durante o dia, a luz sobre o LDR mantém a resistência do LDR baixa, de forma que o potencial no pino 2 do IC é mantido bem acima de 1/3 Vcc. Esta situação garante que a saída do IC no pino # 3 permaneça na lógica alta.

A lógica alta no pino # 3 do IC mantém T1 ligado, que consequentemente mantém T2 desligado.

Com T2 desligado, o conjunto de LEDs permanece inibido da conexão de aterramento e, portanto, todo o conjunto de LEDs brancos também permanece desligado.

Outro fator que mantém T1 LIGADO e T2 DESLIGADO é a tensão do estágio de alimentação do transformador.

Esta função é implementada por meio do resistor R9. Isso também significa que, enquanto a rede CA estiver disponível, T2 está impedido de conduzir e, portanto, os LEDs não podem acender.

Agora, suponha que a alimentação do transformador falhe, e suponha que isso aconteça durante a noite ou escuridão total, o pino # 3 do IC555 reverte para zero e também não há tensão da fonte de alimentação, significa que T1 não tem absolutamente nenhuma polarização de base e, portanto, tem que desligar.

Isso imediatamente faz com que T2 seja LIGADO e, conseqüentemente, todo o conjunto de LEDs também LIGA, fornecendo a iluminação de emergência necessária ao ambiente.

CERTIFIQUE-SE DE QUE A LUZ DO LED NÃO CABE SOBRE O LDR, O QUE PODE ACIONAR UMA COMUTAÇÃO RÁPIDA INDESEJÁVEL DOS LEDS.

A seção de carregamento da bateria consiste em T3, T4 e as peças associadas. P1 é definido de forma que LIGUE T3 quando a tensão da bateria atinge um pouco acima de 14 volts.

No momento em que isso acontece, o T4 é desligado, cortando o fornecimento de negativo para a bateria e restringindo qualquer carga posterior da bateria.

O diodo D2 garante que a bateria receba o suprimento negativo durante o processo de carregamento apenas por meio de T4 e também fornece um caminho negativo normal para T2 e a matriz de LED quando conduzem.

O LED do lado esquerdo indica, alimentação principal LIGADA ou presença de luz do dia.

O LED no lado direito indica que a bateria está carregando.

Lista de Peças

• R1 = 2M2
  • R2 = 1M
  • R3, R4, R5, R9, R6, R7, R8 = 4K7
  • TODOS OS RESISTORES DE LED = 330 OHMS
  • D1, D2, D3 = 1N4007
  • D4 ---- D7 = 1N5402
  • C1 = 1000uF / 25V
  • C2 = 1uF / 25V
  • T1, T3 = BC547
  • T4, T2 = BD139
  • Z1, Z2 = 3V / 400mW
  • P1 = 10K PRESET
  • IC1 = IC 555
  • TRANSFORMER = 12V, CORRENTE = 1/10 DA BATERIA AH
  • LEDS = BRANCO 5 mm OU CONFORME A ESCOLHA.
  • BATERIA = 12V, AH = CONFORME OS REQUISITOS DE ALIMENTAÇÃO E BACKUP DO LED.

Usando um único PNP BJT

O circuito acima pode ser muito simplificado eliminando o IC555 e usando apenas um único transistor PNP em vez de dois NPN na seção de corte da bateria automática.

P1 é usado para ajustar o limite de luz ambiente no qual os LEDs param de acender.

P2 é definido de forma que em 14,6 V (nos terminais da bateria) o LED da base fica muito fraco, quase invisível, e em 12,5 V ele fica bem iluminado.

Adicionando um Painel Solar

O circuito acima também pode ser acoplado a um painel solar para obter um recurso de carregamento automático de fontes que são do painel durante o dia e da rede elétrica após o pôr do sol.

Lista de Peças

R1, R2, R3, R4, R5 = 1K
P1 = 470K
P2 = 1K